这是一种比较简单和先进的聚丙烯工业生产方法。液相本体法工艺代表着八十年代国际上聚丙烯生产的新技术、新水平。
工艺特点:(1)系统中不加溶剂,丙烯单体以液相状态在釜式反应器中进行液相本体聚合,乙烯丙烯在流化床反应器中进行气相共聚;(2)流程简单,设备少、投资省,动力消耗及生产成本低;(3)均聚采用釜式搅拌反应器(Hypol工艺),或环管反应器(Spheripol工艺),无规共聚和嵌段共聚均在搅拌式流化床中进行。
采用液相本体法的典型代表是baseLL公司的Spherizone液相本体法工艺。Spherizone是一种气相循环技术,采用齐格勒-纳塔催化剂,可生产出保持韧性和加工性能同时又具有高结晶度、刚性和更加均一的聚合体。它可在单一反应器中制得高度均一的多单体树脂或双峰均聚物。Spherizone循环反应有二个互通的区域,不同的区域起到由其它工艺的气相和液相环管反应器所起的作用。这两个区域能产生具有不同相对分子质量或单体组成分布的树脂,扩大了聚丙烯的性能范围。
该工艺的核心设备为MZCR(多区循环反应器系统)反应器R230系统。该反应器由提升管和下降管两部分组成。
Este é um método de produção industrial relativamente simples e avançado para o polipropileno. O processo de fase líquida em massa representa a nova tecnologia e nível de produção de polipropileno internacionalmente nos anos 80.
Características do processo: (1) Nenhum solvente é adicionado no sistema, e os monomeros de propileno são submetidos a polimerização em massa em fase líquida num reator, enquanto etileno e propileno são submetidos a copolimerização em fase gás num reator de cama fluidizada; (2) Processo simples, menos e, menos investimento, baixo consumo de energia e custos de produção; (3) A homopolimerização é realizada em um reator de tanque misturado (processo Hypol) ou um reator de ciclo (processo Spheripol), com a copolimerização aleatória e bloqueada ocorrendo em uma cama misturada fluidizada.
Um representativo típico de usar o método de fase líquida em massa é o processo de fase líquida Spherizone de baseLL. Spherizone é uma tecnologia de ciclo em fase de gás que utiliza catalisadores Ziegler Nata para produzir polímeros que mantêm rigidez e processabilidade ao mesmo tempo que possuem alta cristalinidade, rigidez e maior uniformidade. Ela pode produzir resinas multimonômeras altamente homogêneas ou homopolímeros bimodais em um único reator. A reação do ciclo Spherizone tem duas regiões interconectadas, cada uma das quais desempenha um papel nos reatores de ciclo de fase líquida e gás de outros processos. Essas duas regiões podem produzir resinas com diferentes pesos moleculares relativos ou distribuições de composição monomérica, ampliando a gama de desempenho do polipropileno.
O e central deste processo é o sistema R230 do reator MZCR (Multi zone Circulating Reactor System). O reator é composto por duas partes: um ascendente e um descendente.